Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Morada: Rua da Oliveira ao Carmo,2 (Largo do Carmo) 1200-309 Lisboa
Telefone: 213463509
 

Notícia

7 tipos de baixistas

 

Já falámos aqui da importância de uma boa linha de baixo. Quem toca em conjunto há muito tempo sabe como é importante ter um bom baixista, alguém que ponha a música a mexer e que cola tudo, da harmonia ao ritmo, uma nota de cada vez. Algumas das personagens mais excêntricas da história da música foram baixistas: Jaco Pastorius, Bootsy Collins, Les Claypool.

Eles vêm em todos os tamanhos e feitios, mas há uns que são mais, vamos dizer, típicos. Digam-nos quantos destes tipos é que reconhecem e acrescentem os de que nos esquecemos, na caixa de comentários. E não queremos ofender ninguém, é mesmo para a paródia.

Cá vai o medley de cromos do baixo.

O Jazzeiro

Sabe as escalas todas, todos os modos, adivinha quando o baterista vai meter aquele break na batida, é uma delícia de se ouvir. Tem um problema com vocalistas, porque tiram-lhe espaço para brilhar e nunca mais se calam para ele partir para aquele solo que só é acompanhado solidariamente pelo homem das baquetas que, insistentemente, vai fazendo os apontamentos a avisar quantos compassos faltam para terminar, ok, já passou, mais uma volta, até se chatear e tocar o ritmo completo. Trata o baixo como se fosse uma relíquia ou um carro de alta cilindrada, ou ambos. E passa horas a falar do Victor Wooten.

Ler mais

 
 

Comentários a esta notícia

Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
O teu comentário é importante. Deixa aqui a tua opinião!