JORGE PÉ-CURTO, MANUEL PATINHA, RUI MATOS, VÍTOR RIBEIRO - II Simpósio de Escultura em Granito "Lendas e Contos Medievais" 28/05-15/06

Penafiel abriu as portas aos Simpósios de Escultura em 2004 com o I Simpósio de Escultura em Pedra - A Escultura Contemporânea na Rota dos Castros, título que assumiu na altura este evento artístico e fez nascer 4 esculturas no Monte Mozinho. O granito serviu a mão dos 4 escultores escolhidos na altura (Colin Figue, João Antero, Paulo Neves e Volker Schnüttgen), e criou uma nova identidade ao lugar, transformando-o num espaço de referência artística da região e do país.



Pretendeu-se com a realização em Penafiel deste II Simpósio de Escultura em Granito, divulgar mais uma vez a arte junto das populações.
II Simpósio de Escultura de Penafiel sobre o mote Lendas e Contos Medievais, integrou-se na linha de arte urbana no espaço público, como resultado de um gesto criativo e libertador, permitindo o acesso da comunidade a bens culturais não efémeros. Tratou-se de um contributo para o reforço da identidade cultural e patrimonial do concelho, captação e sensibilização de públicos.
O tema que cada escultor desenvolveu teve como suporte lendas e contos medievais apresentados pela Dra. Teresa Soeiro que assentam nas origens de algumas das tradições mais emblemáticas do concelho.

As referidas esculturas foram executadas ao ar livre de 28 de Maio a 15 de Junho de 2007, e o público assistiu à sua execução e desenvolvimento.
A organização pertenceu à Árvore, sendo o coordenador Amândio Secca e o Comissário José Emídio.

Os quatro escultores convidados foram Jorge Pé-Curto, Manuel PatinhaRui MatosVítor Ribeiro, tendo como assistentes os escultores Nuno Bettencourt e Raquel Silva.
Deste simpósio resultou a execução de quatro esculturas em granito implantadas no Parque da Cidade, em Penafiel.



Os artistas convidados para além da experiência resultante da participação noutros simpósios complementam, com a sua variedade de conhecimentos e experiência de realização de monumentos públicos, o propósito deste simpósio.
Deste simpósio surgiu um catálogo com coordenação editorial da Cooperativa Árvore.