EXPOSIÇÃO DE OBRA GRÁFICA 10/12-05/01

A Árvore apresentou de 10 de Dezembro de 2012 a 5 de Janeiro de 2013, no Forte de S. João Baptista da Foz uma Exposição de Obra Gráfica exclusiva das Oficinas da Árvore.

As oficinas da Árvore são a expressão do apoio e incentivo ao labor produtivo, de estudo e pesquisa que os sócios e convidados têm ao seu dispor no vasto espaço onde funcionam as oficinas de gravura, litografia, serigrafia, fotografia e cerâmica.
A existência e funcionamento das oficinas conferem e marcam a diferença e a singularidade da Árvore.
Ano após ano as oficinas da Árvore garantem um significativo volume de produção própria de originais exclusivos de autoria dos mais variados artistas, desde os muito consagrados até aos que, pela mão da Árvore iniciam a aventura da afirmação na área das artes plásticas.
Desde a sua criação em 1963 a Árvore permitiu e potenciou um convívio e aproximação entre as diversas realidades culturais do país numa ambição de descentralizar e, num espírito universalista, fazer cultura estabelecendo um diálogo entre as diferentes sensibilidades culturais.

Serigrafia
Iniciada a sua actividade em 1979 a oficina de Serigrafia produziu até hoje alguns milhares de múltiplos, quer em edição da Árvore, quer para satisfazer encomendas do exterior. O número de artistas que assinaram essas serigrafias forma uma longa lista de muitas centenas de nomes.

Gravura
A oficina de Gravura foi montada em 1983 e nela se têm realizado várias edições feitas por alguns dos mais conhecidos artistas, quer para a Árvore quer para encomendas exteriores.

Litografia
A oficina de Litografia foi montada em 1984 e está equipada com três prelos, dois deles do século XIX e com dezenas de pedras de calcário da Baviera.


Forte S. João Baptista da Foz do Douro
Esplanada do Castelo
4150-196 Porto