EXPOSIÇÃO DAS OBRAS REALIZADAS NO PRIMEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS'2007 E REALIZAÇÃO DO SEGUNDO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS'2008 06/05-31/05

O Primeiro Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos, que decorreu em Maio de 2007, foi um êxito. Todos os pressupostos que normalmente justificam este tipo de iniciativas, mesmo tratando-se da situação inovadora de ser um Simpósio de Pintura, vieram igualmente a verificar-se, designadamente, o encontro entre artistas no desenvolvimento efectivo e visível do seu trabalho, a troca de experiências entre eles, a relação que este tipo de iniciativas cria com o meio, nomeadamente com as visitas da população em geral e das escolas, ao local dos trabalhos, onde muitas vezes se estabelecem contactos de extrema importância entre artistas e populações e, entre muitas outras razões, uma última, também importante, que passa pela forma relativamente acessível como as Autarquias podem enriquecer o património artístico das comunidades, com a vantagem de se saber que esse património terá surgido duma partilha de experiências e da relação entre o artista e a própria população. Todos estes pressupostos se vieram inequivocamente a verificar o que nos leva a reconhecer o mérito de todo o trabalho desenvolvido entre a Árvore e a Câmara Municipal de Matosinhos.

De 6 a 12 de Maio de 2008 realizou-se, na Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição dos trabalhos realizados por Alberto Péssimo, João Ribeiro, José Emídio e Rui Paes durante o Primeiro Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos. 

O SEGUNDO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS manteve como referência base o tema “Matosinhos – Terra de Horizonte e Mar – A Festa”.

No Primeiro Simpósio a escolha dos artistas apoiou-se no facto de se tratarem de pintores de figuração, enquanto no caso do Segundo Simpósio, se fez uma abordagem de carácter abstracta ou abstractizante, propondo, para o efeito artistas que reuniram essas características.



Os pintores convidados foram ALEXANDRO, FRANCISCO LARANJO, ISABEL SABINO e VICTOR COSTA e desenvolveram o seu trabalho durante o período de 12 a 23 de Maio de 2008, nas instalações da Galeria Municipal, durante as Festas do Senhor de Matosinhos. A escolha dos artistas resultou de um conjunto de critérios numa relação de qualidade e facilidade de adaptação a este tipo de iniciativas, nomeadamente a capacidade de poder trabalhar em público e estabelecer igualmente diálogos e empatias com os visitantes de modo a que assim se cumpra uma das mais importantes facetas deste tipo de iniciativas.

 

De 23 a 31 de Maio de 2008 os trabalhos produzidos no SEGUNDO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS estiveram expostos na Galeria Municipal de Matosinhos.

 

Galeria Municipal de Matosinhos
Av. D. Afonso Henriques
Matosinhos
Tel.: 229 390 900 – Ext. 1810

Horário
2ª a 6ª feira: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30
Sábados, Domingos e Feriados: 10h00 – 13h00 / 15h00 – 18h00