TERCEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE - O MAR NA ESPUMA SALGADA DO TEMPO 27/04-09/05

Mantemos viva a ideia de que os simpósios são um dos mais interessantes e eficazes meios para a divulgação e dinamização das artes plásticas através do país. Efectivamente possuem um conjunto de aspectos que passam pelo interesse demonstrado pelas autarquias neste tipo de acções, pela forma como muitos artistas têm aderido e mais importante que tudo pelos resultados alcançados, geralmente do agrado de todos.
A título de exemplo do que anteriormente se afirma, poderemos referir o inegável êxito dos vários simpósios que algumas câmaras municipais promoveram em colaboração com a Cooperativa Árvore, que em todas as situações teve a seu cargo a respectiva organização, coordenação e comissariado geral.
Na verdade, foi mais uma vez isso que aconteceu com o Primeiro e Segundo Simpósios Internacionais de Pintura de Matosinhos que decorreram em Maio de 2007 e 2008.
Nestes casos foram cumpridos todos os pressupostos que justificam este tipo de iniciativas, nomeadamente tratando-se de uma situação inovadora como foi o caso do primeiro simpósio de pintura. O encontro entre artistas no desenvolvimento efectivo e visível do seu trabalho, a troca de experiências entre eles durante o simpósio, a relação que este tipo de iniciativa cria com o meio envolvente, nomeadamente com as visitas da população e em especial das escolas ao local dos artistas plásticos, estabelecem contacto de extrema importância entre uns e outros.
Por outro lado é de evidenciar a forma relativamente acessível como as autarquias podem enriquecer o património artístico das comunidades, sabendo-se que esse património terá surgido de uma partilha de experiências e da relação entre os artistas e a própria população.
Por estas razões, há que reconhecer o mérito do trabalho desenvolvido entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Cooperativa Árvore, daí a vontade mútua de realizar este Terceiro Simpósio.

 

O TERCEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS, decorreu na Galeria Municipal de Matosinhos de 27 de Abril a 9 de Maio de 2009, com a seguinte programação:

27 de Abril pelas 11h00
Exposição dos trabalhos realizados durante o Segundo Simpósio Internacional de Pintura de Matosinhos’2008 e lançamento do respectivo catálogo.
Apresentação dos pintores convidados para o TERCEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS – Branislav Mihajlovic, Diana Costa, José Emídio e Luísa Gonçalves – que desenvolveram trabalhos artísticos tendo como tema “O mar na espuma salgada do tempo”.

27 de Abril pelas 14h30
Início dos trabalhos do TERCEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS, que se prolongou até 7 de Maio.

7 a 9 de Maio
Exposição dos trabalhos realizados durante o TERCEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PINTURA DE MATOSINHOS.

 

Galeria Municipal de Matosinhos
Av. D. Afonso Henriques
Matosinhos
Tel.: 229 390 900 – Ext. 1810

Horário visita escolar
- 29 de Abril das 14h30 às 16h30
- 6 de Maio das 14h30 às 16h30

Promotor
Câmara Municipal Matosinhos

Organização
Árvore e Galeria Municipal de Matosinhos